• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon

© 2017 by Ordem dos Psicólogos Portugueses

Dicas de Empregabilidade

Para potenciar a entrada no mercado de trabalho, com vista à realização do Ano Profissional Júnior é essencial a aquisição e desenvolvimento de competências de empregabilidade, empreendedorismo e planeamento de carreira. Procurar uma oportunidade profissional exige ter uma estratégia, conhecer bem a realidade, pensar bem as opções e estabelecer objectivos, encontrar as soluções para ir ao encontro desses objectivos, desenhar um plano e agir.

 

Deixamos algumas dicas para que te poderão ajudar a gizar a tua estratégia e implementar o teu plano:

 

Importância do Autoconhecimento

É muito importante que reflictas sobre os teus interesses, motivações, características pessoais, pontos fortes, pontos a melhorar, elementos diferenciadores e competências pessoais, assim como, o teu estilo preferencial de trabalho, áreas e contextos de intervenção e público-alvo.

 

[in Bolles, Richard N., 2012]

 

Conhece o mercado de trabalho

- Estuda as ofertas de emprego e as oportunidades profissionais existentes, os requisitos (académicos, formativos, de experiência e de competências) dessas ofertas, as zonas geográficas onde existem, as entidades que estão a contratar e a forma como abordar essas entidades/oportunidades;

- Faz um balanço entre competências e motivações pessoais vs. ofertas/ necessidades do mercado;

- Percebe as actuais formas de contratação, remuneração e tipos de contrato;

- Identifica as áreas emergentes da psicologia.

 

Estabelece o teu objectivo, cria o teu foco

Com base no teu autoconhecimento e no conhecimento do mercado de trabalho estabelece o teu objectivo de forma específica, mensurável, desafiante, realista e estabelece datas para o alcançares.

 

Elabora um plano

Com base no teu objectivo, elabora um plano identificando as etapas/objectivos intermédios que tens que cumprir para os alcançar.

 

Passa à acção

Define quais os comportamentos que tens que ter e as tarefas que tens que cumprir para ir ao encontro do teu plano.

 

Cria a tua marca profissional

O mercado de trabalho exige que te destaques, passando não apenas uma imagem positiva e competente mas também demonstrando as tuas potencialidades, aptidões, atitudes e competências. Para isso, é fundamental que desenvolvas a tua estratégia de marketing profissional. A tua marca determinará a tua imagem e identidade profissional, aumentará a tua visibilidade no mercado face á concorrência.

 

Desenvolve o teu Pitch

Prepara uma comunicação curta eficaz e eficiente de te apresentares aos outros, assim como, se for o caso, uma comunicação para apresentares uma ideia, serviço ou projecto, sempre ajustada à realidade e necessidades do teu interlocutor. 

 

Para potenciar a entrada no mercado de trabalho, com vista à realização do Ano Profissional Júnior é essencial a aquisição e desenvolvimento de competências de empregabilidade, empreendedorismo e planeamento de carreira:

 

Sentes muita dispersão nas candidaturas que fazes? Precisas de encontrar um foco na tua procura activa? Conhece o mercado de trabalho

- Faz um balanço entre competências e motivações pessoais vs. ofertas no mercado

- Percebe as actuais formas de contratação, remuneração e tipos de contrato

- Identifica as áreas emergentes da psicologia

 

 Apresentação de Gustavo Mendes, Marketeer, durante o Summer Camp OPP 2017

 

 

Utiliza as redes sociais a teu favor

Tens perfil no LinkedIn? Está actualizado? As redes sociais podem facilmente ser um aliado ou um adversário. É importante reflectires sobre a imagem transmitida nestas redes. É uma imagem consistente com as restantes estratégias de marketing pessoal e profissional?

- Aprende como utilizar as redes sociais com vista à maximização de oportunidades profissionais!

 

Cria e potencia a tua rede de contactos

Já fizeste dezenas de candidaturas espontâneas e não obtiveste resposta? Queres saber como fazer contactos mais eficazes com possíveis empregadores?

- Promove a tua rede de contactos profissionais, aumentando as hipóteses de referenciação e/ou de acesso a oportunidades profissionais.

 

Personaliza o teu CV

Será o CV Europass eficaz para todas as candidaturas? Gostarias de saber como pode fazer um CV mais apelativo e orientado para cada candidatura?

- Personaliza o teu CV, tendo em conta a tua experiência profissional, formação e outros elementos e tendo ainda em conta a entidade e/ou vaga a que te candidatas, adaptando os conteúdos da tua experiência profissional, formação e outros elementos mais relevantes.

 

E ainda…

 

- Inscreve-te nos Workshops EmCarreira de forma gratuita! A Ordem disponibiliza-te gratuitamente um conjunto de workshops para promover estas e outras competências de empregabilidade.

 

- Inscreve-te na Bolsa de Emprego da Ordem e subscreve a nossa newsletter semanal, com a divulgação de ofertas de emprego, estágios e bolsas de investigação. 

 

 

Regressar >>

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload