top of page

Características do "Ano Profissional Júnior"


Duração: 12 meses/ 1600 horas (pelo menos 1066 em regime presencial) de actividade em Psicologia.

Actividade: Durante o Ano Profissional Júnior, o Psicólogo Júnior realiza um conjunto de tarefas específicas da psicologia, a definir no plano de trabalho, de acordo com as características, necessidades, público-alvo e objectivos da entidade empregadora.

Supervisão: O Ano Profissional Júnior é orientado por um profissional Membro Efectivo da Ordem, interno ou externo à entidade empregadora, com pelo menos 5 anos de experiência profissional e formação/ experiência na área de actividade do Psicólogo Júnior.

Formação: Durante o Ano Profissional Júnior, o Psicólogo Júnior frequenta o Curso de Formação Inicial Psicólogo Júnior, promovido e organizado pela Ordem, que o apoiará na realização das suas tarefas, proporcionando formação sobre a identidade do psicólogo e desenvolvimento profissional, a prática da utilização do Código Deontológico, projectos profissionais em psicologia e ainda a prestação de primeiros socorros psicológicos.

Avaliação: Durante o Ano Profissional Júnior, a actividade do Psicólogo Júnior é permanentemente acompanhada e monitorizada pelo seu Orientador. O Psicólogo Júnior realiza um relatório intermédio da sua actividade e, aquando do término do Ano Profissional Júnior, um relatório final que será avaliado pelo Orientador e por uma Comissão criada para o efeito, ao qual a entidade empregadora poderá ter acesso.


bottom of page